Escultura instalada no Ed. Casa Guaporé
Av. Guaporé nº 230 – Petrópolis – Porto Alegre, RS.
Inspirada no poema de Adélia Prado: “Mulher é desdobrável. Eu sou. Nós somos.”

Exposição Do Sinai à nossa Arte
EXPOSIÇÃO DE ARTE EM CELEBRAÇÃO À SHAVUOT
A exposição Do Sinai à Nossa Arte nasce do encontro entre tradição e criação, entre a herança milenar do povo judeu e as expressões contemporâneas dos artistas da nossa comunidade.
Shavuot marca a entrega da Torá no Monte Sinai um momento fundador não apenas da fé judaica, mas de toda a nossa visão de mundo. A Torá nos ensinou a valorizar a palavra, o gesto e a memória. Mas ao longo dos séculos, essa herança foi também transcrita em simbolos, formas, objetos e cores. A arte judaica, mesmo quando silenciosa ou sutil, foi uma linguagem de continuidade e resiliência. Entre manuscritos iluminados, tapeçarias cerimoniais, peças de ourivesaria ou murais modernos em comunidades pelo mundo, a criação artística sempre acompanhou a jomada do nosso povo.
Nesta exposição, celebramos essa continuidade com um olhar profundamente intimo, todas as obras aqui expostas foram criadas por artistas da própria comunidade, que compartilham não apenas sua arte, mas sua vivência judaica, sua história familiar, seus valores e suas inquietações espirituais.
A inauguração do Centro Cultural com esta mostra não é apenas uma celebração simbólica. É um gesto de compromisso com o florescimento da cultura judaica como algo vivo, atual, pulsante.
Que este espaço seja um lar para a voz de cada artista, para o estudo, o diálogo e a expressão das nossas múltiplas narrativas.
Que a arte aqui apresentada nos conduza revelações. como outrora no Sinaia novas
Artistas convidados:
Elisa Tesseler, Idel Menda, Joyce Chwartzmann, Lia Knijnik, Leila Knijnik, Lucio Spier, Milene Gensas, Paulo Frydmane Vivian Mayer
Realização da Sinagoga do Centro Israelita Porto alegrense, 1 de junho de 2025.




e
Vítima do Terror, 2023 Série Registros de Guerra, Acrílica e colagem em canvas 80 x 60 cm